­
Brasil

Opinião: Contra a moral e os bons costumes

20:51

Não são novidade nenhuma os problemas que vem ocorrendo no futebol. Escândalos de corrupção, demasiados erros de arbitragem... E por aí vai. Eu poderia escrever vários textos sobre cada um dos problemas, mas hoje vou me ater a um que não é muito veiculado pela mídia, a destruição do futebol. O futebol moderno vem tomando conta de qualquer espaço que envolva futebol, e a resposta tem que ser feita de forma imediata e qualificada, para que esta mal não destrua o futebol por completo.

Primeiro, o que é futebol moderno?
O futebol moderno é uma tentativa de modernização do futebol. Esta modernização traz tudo que é nocivo para este esporte que tanto amamos, cuja principal problemática é deixar o futebol menos atrativo, afastando dele sua característica mais bela e valiosa, a festa das torcidas. Preços altos dos ingressos aos produtos vendidos no interior, a quase obrigação em ter que assistir sentado, não existe a certeza de sentar nos mesmos locais e encontrar as mesmas pessoas em todas as partidas (característica marcante dos antigos estádios), dentre outros prejuízos.

Um dos símbolos da luta contra o futebol moderno.
A frase diz: "CONTRA O FUTEBOL MODERNO - nossa paixão não é um negócio."

Com a Copa do Mundo de 2014, o Brasil sofreu um boom de modernização, tradicionais estádios se tornaram modernas arenas, com suas cadeiras, seu ingresso caro e sem a energia  e a paixão de nossas antigas casas. O primeiro a sofrer com isso foi o Maracanã, que com os Jogos Panamericanos de 2007, passou por uma modernização que retirou sua emblemática "Geral" e seu título de maior estádio do mundo. A retirada da "Geral" do Maraca, marcou o fim do setor mais barato daquele estádio, setor este em que eram encontradas figuras folclóricas maravilhosas e também aqueles torcedores pertencentes à classe trabalhadora, que, com um valor muito abaixo do normal, poderia assistir a muitos jogos de seus times do coração, algo quase impossível hoje. Na Alemanha, por exemplo, mesmo com a modernização dos estádios - principalmente por conta da Copa de 2006 - ainda se mantem a cultura do jogo popular, na maioria dos estádios modernizados foram deixados setores sem os assentos, os setores das torcidas ultras (que se assemelham com as organizadas daqui), com ingressos mais baratos, onde o torcedor pode pular, cantar, gritar, xingar, sem que seja cutucado por alguém pedindo que este "se controle".

Imagem: millerntor-stadion.de
Foto do Millerntor-stadion, estádio do Sankt Pauli, que mesmo com a modernização, manteve setores sem assentos, onde os torcedores podem ficar mais à vontade.

A mesma Alemanha já multou muitos clubes por pirotecnia, o uso de sinalizadores, como o St. Pauli, por exemplo, como nesta partida contra o Borussia Dortmund, pela DFB-Pokal, a Copa da Alemanha.

Recentemente, a Federação Paulista de Futebol puniu a Torcida Gaviões da Fiel com a proibição da entrada da mesma em estádios por 60 dias, por conta do uso de sinalizadores na final da Copa São Paulo, contra o Flamengo, no dia 25/01/16, a torcida protestou e lançou uma nota contra a proibição, que pode ser lida neste link: https://goo.gl/E4virh

                                                       Vídeo: Canal Gaviões da Fiel no Youtube
Show pirotécnico da Gaviões na final da Copinha

                                                       Vídeo: Canal Gaviões da Fiel no Youtube

Protesto da Gaviões contra a punição e contra a FPF

Estas medidas da DFB (Federação Alemã) e da FPF só mostram o quanto está em risco a festa das torcidas, e elas não são as únicas a tomarem este tipo de decisão, uma postagem dessa não teria o tamanho suficiente para que eu pudesse enumerar todas as punições que clubes e torcidas já receberam por conta de pirotecnias ou qualquer tipo de manifestação cultural nas arquibancadas.

Pelas festas nas arquibancadas! Contra a moral e os bons costumes! Contra o futebol moderno! Nos deixem torcer!

Curta a página

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Quem sou eu