Olá amantes do futebol!
Hoje começaremos a mostrar uma visão geral da temporada 2013/2014. Os principais campeonatos europeus e alguns campeonatos que acompanho como bônus.
Vamos iniciar pela tradicional liga inglesa. Esta temporada trouxe algumas surpresas, como a não classificação do Manchester United a nenhuma competição europeia e à fragilidade do Tottenham depois da saída de Gareth Bale. Vamos aos destaques:
Clubes:
Destaques positivos:
Destaques negativos:
Hoje começaremos a mostrar uma visão geral da temporada 2013/2014. Os principais campeonatos europeus e alguns campeonatos que acompanho como bônus.
Vamos iniciar pela tradicional liga inglesa. Esta temporada trouxe algumas surpresas, como a não classificação do Manchester United a nenhuma competição europeia e à fragilidade do Tottenham depois da saída de Gareth Bale. Vamos aos destaques:
Clubes:
Destaques positivos:
Imagem: Divulgação
Manchester City: Uma temporada excelente, donos do melhor ataque da competição. Erraram muito pouco e isso garantiu-lhes o título. O artilheiro do time na competição foi o meia Yaya Touré com 20 gols. Esta pode ser considerada uma das melhores temporadas da carreira da carreira do marfinense, além de ser o artilheiro do clube na Premier League, ele marcou o primeiro hat-trick da carreira (No Emirates Stadium, na goleada de 5x0 contra o Fulham, jogo válido pela 28ª rodada da Premier League). Na próxima temporada, os Citizens precisam ultrapassar a sina de irem bem nas competições inglesas e fracassar nas europeias. Nota: 9.5
Imagem: Action
Liverpool: Fez uma temporada muito boa, mas vacilou em partidas teoricamente fáceis - como na rodada 35, em que abriu 3x0 e permitiu o empate do Crystal Palace, tomando 3 gols nos 11 minutos finais. O maior destaque do clube foi a dupla de ataque formada por Suárez e Sturridge, que juntos marcaram 55 gols dos 101 marcados pelos Reds no campeonato. Esta temporada marcou a volta do clube aos primeiros lugares da tabela e a volta à Champions League depois de algumas temporadas fora. Tem uma boa base para a próxima temporada. Nota: 9.0
Imagem: Getty Images
Southampton: O Southampton é um dos fundadores da Liga Inglesa e fez uma temporada louvável, tendo em vista os recursos à disposição e os adversários a enfrentar. Sem nenhum grande nome no elenco, os Saints conseguiram um belo 8º lugar e seus destaques estão muito bem cotados no mercado. A cidade de Southampton fica no sul da Ingaterra, é portuária e muito bela, ficou bastante conhecida mundialmente, pois dela partiu o navio Titanic com destino aos EUA. O Southampton é conhecido por ter revelado os pontas Theo Walcott (Arsenal) e Gareth Bale (Real Madrid). Os destaques do clube da bela cidade foram: Luke Shaw (Lateral-esquerdo de apenas 18 anos. É constantemente convocado ao English Team e está na mira dos gigantes ingleses), Adam Lallana (Meia de 26 anos. Vem pra Copa com a Inglaterra e seu nome vem sendo ventilado nos grandes clubes ingleses), Jay Rodriguez (Atacante de 24 anos. Foi o artilheiro da equipe na Premier League e não virá para a Copa, pois rompeu os ligamentos do joelho a poucas rodadas do fim do campeonato) e Rickie Lambert (Atacante de 32 anos. Há 5 anos no clube, o atacante já é considerado ídolo, tem média de 0,51 gols por jogo com a camisa do clube e nunca perdeu um pênalti pelos Saints). Se conseguir manter seus principais nomes e contratar alguns reforços pontuais, o Southampton pode surpreender novamente. Nota: 8.0Destaques negativos:
Imagem: PA
Manchester United: Sem dúvida nenhuma os Red Devils foram a grande decepção da temporada na Inglaterra e dividem com o Milan o posto de decepção da Europa. O United ficou órfão após a aposentadoria de Sir Alex Ferguson. O escocês foi um dos melhores técnicos da história do futebol, o Manchester United é um gigante graças à ele. Após a saída de Ferguson, foi contratado o também escocês David Moyes, que até então era técnico do Everton. Mesmo com um longo contrato pela frente, Moyes foi demitido em abril e o galês Ryan Giggs teve que conciliar as funções de jogador e técnico. Com um elenco de dar inveja, o United conseguiu a proeza de não se classificar para nenhuma competição europeia. Na contramão da mediocridade está Wayne Rooney, o camisa 10 conseguiu se sobrepor ao desempenho da equipe e ficou na quarta colocação na disputa pela artilharia com 19 gols, atrás apenas de L. Suárez, D. Sturridge e Y. Touré. Para a próxima temporada, os Glazer (donos do clube) trouxeram Louis van Gaal para o comando da equipe e Toni Kroos como primeiro reforço. Será que van Gaal será capaz de trazer os bons ventos de volta ao Old Trafford? Nota 5.0
Imagem: Fulham FC Brasil
Fulham: Ser vice-lanterna faz um clube ser destaque negativo de uma competição? Sim. E quando este time é tradicional? Também. E quando este mesmo time tem um bom elenco? Faz mais ainda. A verdade é que com o elenco que tinha, o Fulham deveria ter brigado, pelo menos, por um lugar entre os dez primeiros. Muitas pessoas que analisarem os elencos de Fulham (Stekelenburg, Sidwell, Bent, Dembele) e Southampton (Shaw, Lallana, Rodriguez, Lambert) falarão que o do Fulham é melhor, mas como explicar a pífia campanha? Não há explicações, o time pode não ter dado liga, os principais nomes podem não estar em suas melhores fases... Aconteceu com o Newcastle há algumas temporadas. Agora, resta aos Whites assimilar esta desilusão e seguir adiante. Se conseguir manter o elenco (ou boa parte dele) e entrosar o mesmo, dá para brigar pelo título da Championship. Nota: 4.0
Jogadores:
Melhores:
Imagem: gool.net
Luis Suárez: O uruguaio foi unanimidade quando o assunto foi o melhor jogador da Premier League. De fora das primeiras rodadas devido à uma suspensão - comuns nas temporadas passadas - Suárez voou, o tempo perdido não fez falta. Com 31 gols em 33 jogos foi o artilheiro do Liverpool e da competição, acentuando ainda mais o interesse de grandes clubes europeus, como o Real Madrid. Será o maior reforço dos Reds se continuar no Anfield.
Imagem: Reuters
Yaya Touré: O marfinense foi o artilheiro e destaque do campeão Manchester City. Com 20 gols em 35 jogos, o meia foi presença constante em todas as seleções desta temporada da BPL. Poderá sair do clube nesta janela de transferência, sua situação deverá ser resolvida depois da Copa do Mundo.
Revelação:
Imagem: Getty Images
Luke Shaw: O lateral de 18 anos recebeu muitos elogios pela grande temporada que fez. É um jogador que sabe aliar muitas características, ataca e defende muito bem e ainda tem muito a crescer. Muitos já cravam ele como titular absoluto do English Team nos próximos anos. Chelsea, Arsenal, United e City demonstraram grande interesse pela contratação desta joia inglesa, que não sairá do Southampton barato.
Menção honrosa: Adam Lallana (Southampton), Raheem Sterling (Liverpool) e Wilfried Bony (Swansea).
Então é isso, terminamos por aqui a análise da Barclays Premier League.